Estou com dor lombar. Praticar Pilates pode me ajudar?
O Pilates no combate à dor lombar
Além de promover o alongamento do corpo, a dinâmica de exercícios praticados no Pilates contribui para o fortalecimento do core, e tem sido um método bastante recomendado no combate a esse tipo de dor.
Você sabia que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 80% das pessoas sofrem com dores na coluna em alguma fase da vida?
A dor lombar tem sido apontada como a primeira causa mundial de afastamento do trabalho. Passar horas sentada em frente ao computador em uma posição inadequada pode resultar em dores e desconforto, em algum momento da sua vida.
A nossa coluna vertebral é composta por 33 vértebras intercaladas por discos intervertebrais, apresentando a seguinte divisão: 7 vértebras cervicais (C1 A C7), 12 vértebras torácicas (T1 A T12), 5 vértebras lombares (L1 A L5), 5 vértebras fundidas formando o sacro (S1 A S5) e 4 vértebras fundidas formando o cóccix.
A famosa dor lombar
A lombalgia, ou mais comumente chamada de dor lombar, deve ser diagnosticada através de um exame de imagem, com a finalidade de se encontrar a região e o problema que pode estar causando a dor.
Pode ser encontrado um abaulamento, compressão, inflamação, contratura, hérnia de disco ou um processo de desgaste natural do disco devido a sobrecargas e movimentações excessivas durante a vida.
Em um quadro agudo de dor recomenda-se o repouso e uma consulta médica especializada para prescrever a melhor medicação e o tratamento indicado para o caso.
O envelhecimento natural da coluna é uma das principais causas
As dores se manifestam de diversas formas e podem ser multifatoriais, devido ao processo de envelhecimento natural da coluna. Tal envelhecimento pode ocorrer, por exemplo, nos discos intervertebrais, que são as estruturas móveis entre os ossos, ou nas articulações facetárias, que direcionam o movimento da coluna.
Os discos intervertebrais estão presentes em toda a coluna, e quando envelhecem, cria-se um ambiente de instabilidade na coluna, que pode vir a desenvolver a chamada hérnia de disco.
A hérnia de disco nada mais é que um fragmento do disco que sai de sua posição normal, invade o canal vertebral e comprime nervos, podendo, em alguns casos, causar a uma dor forte que irradia para as pernas.
Nem todas as pessoas que possuem dor lombar evoluem para uma hérnia de disco. As regiões que sofrem maiores instabilidades levando a ocorrência de dores são a coluna, a região lombar e a região cervical, pois são formadas por discos intervertebrais que envelhecem mais rápido, por receberem maior sobrecarga e maior movimentação ao longo da vida.
Ainda pode haver o envelhecimento precoce por uma questão genética. Cada pessoa tem uma tendência natural do envelhecimento do colágeno, que é a principal proteína de que são feitas essas estruturas. Elas podem envelhecer de maneira mais rápida em algumas pessoas, não decorrendo de um processo fisiológico de envelhecimento da coluna.
Assim, cada pessoa tem uma forma de lidar com a dor. Os fatores externos são bastante importantes, pois o envelhecimento da coluna não será a única causa que poderá levar as pessoas a apresentarem dores.
Então, a maneira como nós envelhecemos, a prática de exercícios priorizando o fortalecimento muscular, e os cuidados posturais, são muito importantes para que a longo prazo essas alterações sejam compensadas de maneira gradual e as dores sejam evitadas ou minimizadas.
Se você já apresenta algum tipo de dor na região lombar, e não quer passar mais por isso, a boa noticia é que segundo estudos recentes publicados na revista “The Lancet”
– 86% dos casos de lombalgia se resolvem espontaneamente em 2 semanas.
– 92% dos pacientes melhoram em 2 meses.
– Somente de 1% a 2% necessitam de cirurgias.
Como posso evitar ou amenizar as minhas dores?
– Praticar exercícios periódicos, sendo o Pilates uma excelente atividade para sair do sedentarismo e para fortalecimento da região abdominal (core), que promovem a diminuição de sobrecarga sob a região lombar e proporciona o fortalecimento dos músculos eretores da coluna responsáveis por reorganizá-la. Com a prática do Pilates há um reequilíbrio muscular, aliviando e até levando ao desaparecimento de dores.
– Evite sobrecarregar sua coluna com muito peso no dia a dia ou durante a execução de exercícios
-Evite ficar de repouso após a fase aguda da dor, pois hoje sabemos que a dor melhora com movimento. O reforço muscular faz com que as crises sejam espaçadas e, com o tempo, até desapareçam.
– Melhore a sua postura. Fique atento em como você realiza suas atividades simples do dia a dia. As dores podem vir devido a sobrecargas erradas na coluna. Exemplo: Ao se sentar em um banco, projete seu quadril para trás deixando sua coluna a mais reta possível, isso evita esforços desnecessários na região e menor desgaste dos discos intervertebrais.
– Realize pausas ao ficar muito tempo sentado, principalmente se você trabalha muito nessa posição. Levante-se e alongue o seu corpo.
– Use colchão e travesseiro adequadamente. A maneira mais recomendada de dormir deve ser observada, posicionando-se de lado com um travesseiro entre as pernas.
– Evite fatores de risco como obesidade, uso exagerado de bebidas alcoólicas ou tabagismo.
– Evite o estresse, pois alterações psicológicas hipersensibiliza o organismo gerando ainda mais dores.
– Não realize movimentos de rotação e flexão de tronco de forma súbita.
Por que o Pilates ajuda a combater a dor lombar?
A prática do Pilates proporciona a estabilização da coluna através do fortalecimento da musculatura na região da coluna vertebral. Promove também uma maior consciência corporal, respiratória e postural.
Além de alongar o corpo a dinâmica de exercícios praticados no Pilates contribui para o fortalecimento do core, região do corpo responsável por toda a sustentação do tronco, em especial dos músculos abdominais, da região lombar, pélvis e quadril.
Após algumas sessões já é possível sentir os benefícios.
Nosso estúdio fica no Centro de Joinville/SC.
Faça um atendimento experimental! Para agendamento nosso contato é (47) 99110-7830.
Quer saber sobre o Pilates? Veja esse nosso outro post.
#pilatesjoinville
Comentários