Afinal, como funciona a Técnica da Barriga Negativa?
A técnica da barriga negativa é um método complementar que se propõe a reduzir as medidas abdominais de forma rápida, eficaz e saudável.
Desde os primórdios de Carol Lemes e suas fotos impressionantes no Instagram, a expressão incógnita de quem interagia com as redes sociais da famosa personal sintetizava uma única pergunta: o que ela fez para alcançar esse resultado tão impressionante?
Sacrifício, dedicação, exercícios localizados e alimentação balanceada, são palavras que carregam uma gama de conceitos que fazem parte do ideário fitness brasileiro, afinal, o caminho para se obter aquela barriguinha negativa é tão árduo assim? A resposta para essa questão é um tanto relativa.
Se aquela selfie do abdômen côncavo e os likes que massageiam o ego são os seus objetivos para o “projeto verão”? Então venha saber mais sobre essa técnica que vai ajudar você a obter a tão sonhada barriga negativa.
O que é a LPF?
Antes de mais nada, precisamos conhecer o conceito de LPF.
A sigla significa Low Pressure Fitness, e podemos traduzir para o português como a técnica da barriga negativa.
A técnica de abdominal hipopressivo, é um método de exercício abdominal que visa fortalecer e tonificar os músculos abdominais, especialmente o músculo transverso do abdômen, de uma maneira diferente dos tradicionais exercícios abdominais.
Trocando em miúdos, para se alcançar o resultado desejado existe toda uma combinação de exercícios de postura, respiração e de fortalecimento do tônus muscular abdominal em repouso, que trabalha as principais fibras que constituem essa musculatura, o que proporciona além da redução de medidas, a tonificação do assoalho pélvico e do “core”.
A LPF é realizada através de um ritmo respiratório específico e controlado, combinado com posturas isométricas e uma sucção do abdômen em apneia, que se adapta às peculiaridades e necessidades de cada indivíduo.
A origem da técnica da Barriga Negativa.
A bem da verdade, a técnica da barriga negativa é uma derivação da ginástica hipopressiva que surgiu na Espanha em meados de 2006, com o Doutor Marcel Caufriez, especialista em motricidade e reabilitação.
O estudo interdisciplinar de vários profissionais da área de saúde e da educação física proporcionou uma técnica de sucção abdominal, que já era utilizada inicialmente em pacientes no pós-parto e foi posteriormente adaptada, melhorando a performance estética e esportiva, prevenindo-se lesões e proporcionando a redução da circunferência abdominal, dentre outros benefícios.
Como funciona a LPF?
A LPF reorganiza os seus órgãos internos, tirando um pouco a pressão do tecido abdominal, e se propõe a diminuir a sua circunferência em até 12 centímetros.
Vale a pena ressaltar que a técnica da barriga negativa é de natureza complementar, e que pode otimizar a sua bateria de exercícios.
O método por si só não ocasiona perda de gordura, embora mude a estrutura do corpo dando um molde ao abdômen.
O grande diferencial está na melhora do tônus de base (ou tônus de repouso) que significa a firmeza do seu músculo quando você está relaxado.
Na musculação geralmente se trabalha o tônus de esforço, através de treinos de hipertrofia. Para os praticantes de musculação a LPF também funciona como um ótimo aliado na busca de uma musculatura mais tonificada!
Low Pressure Fitness e o Pilates
Se formos contextualizar todo o ideário envolvendo a prática do Pilates, encontraremos uma definição resumida que o classifica como uma atividade física que combina técnicas de alongamentos e exercícios físicos com o próprio peso do corpo.
Enquanto o Pilates trabalha muitos grupos musculares ao mesmo tempo, focando sempre na qualidade dos exercícios e não na quantidade séries exercidas, o método LPF é uma opção complementar e pode ser adicionado ao treinamento de Pilates.
Ambas as atividades auxiliam na melhora da postura corporal e do equilíbrio, ambas tonificam a musculatura do abdômen e fortalecem o core.
As práticas encontradas na LPF são mais específicas e voltadas para a região abdominal e do core; já o método criado por Joseph Pilates tem uma completude maior, abrange desde melhorias na prevenção de lesões, alongamento, aumento do condicionamento físico, dentre outros benefícios. Conheça mais sobre o Pilates aqui.
Qual o profissional habilitado a dar aulas da técnica da barriga negativa?
As aulas de LPF podem ser administradas por um profissional de educação física e fisioterapeuta licenciados. O curso de formação em LPF exige a apresentação de carteira profissional CREF/CREFITO.
Como são as aulas?
As aulas de LPF geralmente duram de 20 a 30 minutos com uma frequência de duas vezes por semana dentro de um cronograma estipulado e são compostas por sequências de posturas em pé, ajoelhada, sentada e deitada, sendo dividida em 3 níveis de dificuldade que aumentam gradualmente.
Três posturas LPF e os seus níveis de dificuldade
Apesar de existirem mais de cinquenta posturas Low Press Fitness, vamos nos concentrar nas três posições mais utilizadas nos treinos, vamos conhecer?
1- Postura Atenas: As pernas devem ficar afastadas na linha do quadril, coluna reta, cotovelos flexionados com as mãos viradas para dentro e fazer a respiração Low Press Fitness levantando os braços enquanto o ar é liberado aos poucos.
2- Postura Artemisa: Nessa postura os seus pés ficam paralelos e os joelhos suavemente flexionados, a segunda parte dessa postura é a inclinação do tronco em 45° e as mãos apoiadas nas coxas, uma vez armada a postura, usar a respiração LPF
3- Postura Hestia: A postura consiste em posicionar-se no chão com as pernas cruzadas, cotovelos flexionados com as mãos tateando as coxas, uma vez construída a postura, utilizar a respiração.
Veja como elas funcionam na prática, no vídeo a seguir.
“ABDOMINAL HIPOPRESSIVO por Evelyn Schnaider”
Evelyn Schnaider é uma personal trainer e instrutora de abdominal hipopressivo em Joinville/SC, com mais de 10 anos de experiência em educação física. Durante sua jornada pós-parto, ela enfrentou a diástase e descobriu a eficácia do abdominal hipopressivo. Ao aplicar essa técnica, ela alcançou resultados impressionantes, fechando sua própria diástase pós-parto e reduzindo a circunferência abdominal.
Evelyn se especializou nessa técnica e desenvolveu um método exclusivo de abdominal hipopressivo, que já auxiliou mais de 3000 mulheres a recuperarem sua autoestima e alcançarem resultados surpreendentes. Seu método é reconhecido por proporcionar benefícios notáveis no corpo das mulheres, ajudando-as a conquistar uma silhueta mais saudável e confiante.”
Se você tem a intenção de praticar a LPF em casa , esse link permite que você conheça o programa ABDOMINAL HIPOPRESSIVO por Evelyn Schnaider.
Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo e que ele tenha ajudado na solução de suas dúvidas. Então, se você gostou, compartilhe em suas redes sociais. Até a próxima!
Gostaria de saber se após as técnicas de barriga negativa pode se sentir dores abdominais, tais como as sentidas após realizar exercícios abdominais
Segue o link do programa de abdominal hipopressivo que nós recomendamos.