Muay Thai, suas técnicas e os benefícios para o corpo feminino.
O que é o Muay Thai?
O Muay thai, também conhecido como a arte das oito armas, consiste em uma combinação perfeita de golpes que utilizam os punhos, joelhos, cotovelos e canelas e que fizeram dessa arte marcial uma das mais praticadas em todo mundo.
A arte milenar originária da Tailândia desafiou o tempo e atingiu uma legião de fãs que praticam a modalidade para os mais variados fins, que vão desde o condicionamento físico e a busca pelo emagrecimento, até a participação de competições oficiais.
Estima-se que o Muay Thai tenha aproximadamente 2000 mil anos, sua raiz ancestral descende de uma outra arte marcial conhecida por Muay Boran, algumas pesquisas históricas atestam que a modalidade sofreu algumas influências do Wushu chinês e outras técnicas de lutas, até se consolidar no Muay Thai que conhecemos hoje.
E como o nosso artigo vai tratar sobre o Muay Thai feminino e a sua importância para a defesa pessoal, bem como os benefícios para o nosso corpo, separamos algumas das informações mais relevantes para você mulher que pensa na sua saúde, que gosta de esportes de alto rendimento e almeja aprender uma defesa pessoal.
Por que o Muay Thai é a uma das modalidades mais procuradas pelas mulheres?
Desde que o grão-mestre Nélio Naja trouxe o Muay Thai para o Brasil, por volta do ano de 1979, a modalidade passou por muitas transformações.
Com o declínio da modalidade entre os anos de 1994 até os meados 1998, as academias precisavam se reinventar, foi nessa lacuna que o Muay Thai ganhou um novo fôlego, graças a uma de suas variantes, o já consagrado Tae Boo, que mistura artes marciais com ritmos dançantes.
Ainda que o Tae Boo proporcionasse excelentes exercícios aeróbicos com perdas de até 800 calorias por uma hora de aula, ainda faltava algo, pois a modalidade não era focada na defesa pessoal, e com as questões do feminicídio em um país que relativiza a violência contra as mulheres, a famosa arte marcial tailandesa ganhou o público feminino por conta da sua eficácia nos golpes, a sua capacidade para emagrecimento e o equilíbrio cardiovascular.
Dentre os benefícios do Muay Thai podemos listar:
- Gasto Calórico: A modalidade proporciona ao seu adepto uma perda calórica de 400 a 800 calorias, em uma hora de treino.
- Modelagem Corporal: O treino tonifica o corpo, aumenta os glúteos, deixa as coxas torneadas, trabalha os braços, peitoral, costas, ombros e quadris.
- Queima de Gordura: A queima de calorias resulta na queima de gordura corporal em virtude da intensidade dos treinos e da disciplina nos exercícios.
- Resistência: Com a tonificação do seu corpo e o aumento da sua capacidade cardiovascular, a sua resistência também alcançará um excelente nível, elevando o seu rendimento.
- Alívio do Stress: A princípio toda atividade física ajuda a reduzir o nível de estresse, os nossos níveis de endorfina e serotonina são trabalhados para aumentar a sensação de bem-estar, sendo assim, o nosso foco é direcionado na rotina de exercícios, deixando os problemas da vida longe do tatame, o que nos faz descarregar toda a nossa volúpia de estresse no treino através de socos, chutes e outros golpes.
- Alongamento: A própria dinâmica da modalidade nos direciona a uma prática de alongamentos, afinal, os chutes de longo alcance carecem de movimentos mais assertivos, por esse fato, a musculatura necessita de condicionamento para que não ocorram lesões musculares mais graves. Geralmente os alongamentos são realizados no início e ao término das aulas.
- Autodefesa: Com a crescente violência no Brasil e o triste índice de mortalidade envolvendo mulheres, a prática das artes marciais tem sido uma alternativa muito procurada entre as mulheres, e podemos afirmar que o Muay Thai é uma excelente pedida. Trabalhando as oito armas que essa arte milenar nos proporciona, a nossa eficácia contra um agressor aumenta substancialmente.
Como funciona o treino? Existe combate em todos os treinos? As pessoas se machucam?
O treinamento do Muay Thai funciona tal qual o Karatê, Tae-kwon-do, Jiu-Jitsu, Judô… Todo o bom Sensei ou grão-mestre que presa pela integridade dos seus alunos, sempre inicia os treinos com uma bateria de alongamentos, aquecimento e condicionamento físico, somente depois que iniciamos as demais atividades com chutes, socos, cotoveladas, caneladas e joelhadas.
O treino de combate vai depender muito do estágio dos alunos na modalidade, pois existe um conhecimento mínimo que um aluno de Muay Thai deve saber para iniciar uma luta. Muitas academias não realizam lutas entre os alunos, mas apenas treinos focados no condicionamento físico, não sendo o combate o foco principal.
Apesar de não existirem muitas informações sobre graves acidentes em treinos de Muay Thai, compreendemos que as atividades físicas possuem um risco, por esse motivo, não podemos atestar que as pessoas estão livres de qualquer incidente, embora também não existam estatísticas que apontem um grande risco na prática do boxe tailandês.
Aconselhamos:
- O uso de luvas
- Sacos de pancada e bandagem (fita ou tecido que envolve os punhos).
- Roupas adequadas para o treinamento
- Tatames e uma boa higienização do local
Qual a diferença entre o treino para competição e o treino para condicionamento físico?
O questionamento acima nos remete a prioridades que devemos determinar em nossa vida, afinal, vamos treinar para qual objetivo? Queremos apenas um corpo esteticamente bonito e saudável? Ou o nosso direcionamento aponta para uma atividade esportiva de alto rendimento?
Se as suas prioridades já estão estabelecidas, então vamos conversar um pouco sobre as diferenças que existem entre um treino para competição e o condicionamento físico. Vamos conhecer?
- Condicionamento Físico: O ganho estético e o bom funcionamento do corpo é o objetivo maior nesse tipo de treinamento, que visa uma bateria de exercícios de acordo com a disponibilidade do praticante.
Dentro desse contexto, os benefícios de um treinamento voltado para o condicionamento físico é o controle cardiovascular, o aumento da serotonina através da otimização dos nossos neurotransmissores, melhora da proporção músculo esquelética, definição corporal e emagrecimento.
- Treino para competição: Os resultados de um treinamento para competição vão muito além do emagrecimento, no caso do Muay Thai Feminino para competição, o foco do treinamento, além de incluir o condicionamento físico de uma forma mais intensa e diária, também trabalha nas repetições de técnicas que combinam as oito armas, ou seja, um treinamento esportivo requer acima de tudo a vivência na modalidade. Assim o treino das técnicas de combate para se atingir um bom desempenho em lutas e competições é o principal objetivo.
Tipos de golpes
O Muay Thai trabalha com muitas combinações de chutes, cotoveladas, joelhadas e caneladas, dentro desse imaginário, temos os nomes mais utilizados entre os praticantes dessa arte milenar, vamos conhecê-los?
- Punch – É semelhante ao soco tradicional do boxe.
- Jab/Direito– Golpe desferido com a mão com de acordo com a sua base. Se a sua perna esquerda estiver projetada para a esquerda, o soco deve ser aplicado com a mão esquerda, o direto tem um princípio oposto, se a sua perna direita estiver projetada a frente, a mão que será utilizada no ataque é a mão esquerda.
- Cruzado- Segue a mesma mecânica do Direto, com a diferença que o golpe não vai atingir frontalmente o adversário, e sim atingi-lo lateralmente.
- Gancho- Soco aplicado de baixo para cima visando atingir a lateral do rosto do seu adversário.
- Uppercut- semelhante ao gancho com o detalhe de ser direcionado para atingir o queixo.
- Cotoveladas- Golpes contundentes quem podem abrir supercílios e causar grandes danos aos seus adversários, podendo levar facilmente ao nocaute, a sua utilização foi proibida em muitos torneios de Muay Thai e MMA.
- Clinch – quem aplica o golpe segura o adversário com as duas mãos atrás da nuca do oponente, dificultando a sua mobilidade. Geralmente a técnica é combinada com o uso de joelhadas.
- Chutes e joelhadas: Se você já tem o costume de assistir competições de artes marciais, certamente está familiarizada com os diversos chutes e joelhadas que os lutadores utilizam durante as lutas. Essas técnicas são variadas, os chutes podem ser frontais, laterais, giratórios com o calcanhar, tudo vai depender da perícia do lutador ao aplicar os golpes de uma forma eficiente. A joelhada é a técnica mais poderosa dessa arte marcial, podendo levar um adversário a nocaute com um único golpe, sua eficácia quando combinada ao clinch, pode ser também uma ótima estratégia para castigar o adversário.
A duração das aulas de Muay Thai
Existe uma pequena variação de academia para academia, mas via de regra as aulas duram por volta de 1 a 2 horas, com a frequência de duas ou três vezes por semana.
Equipamentos necessários
A prática do Muay Thai, assim como a maioria das artes marciais exige todo um aparato de equipamentos, aconselhamos que sempre treinem com luvas, bandagem, protetores e caneleiras, utilizem os sacos de pancadas e outros calejadores profissionais, nunca utilizem nada improvisado, pode ser prejudicial para a sua integridade física.
Professores habilitados
Certifique-se que o profissional que vai realizar o treino é um Instrutor ou Mestre que tenha a devida certificação ou graduação dentro da modalidade, preferencialmente um educador físico.
Valores aproximados
Os valores podem variar de cidade, região, bairro, encontramos academias que cobram preços variados, entre 50 a 300 reais.
Contraindicações
Problemas cardíacos, osteoporoses e doenças degenerativas podem ser um impedimento para a prática de qualquer arte marcial, se esse for o seu caso, ou caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o seu médico para uma melhor avaliação.
Aulas de Muay Thai em Joinville/SC ou na modalidade Online.
Relacionamos duas opções de treino para aulas de Muay Thai, sendo uma na cidade de Joinville/SC e outra online, vamos ver?
Na primeira delas o treinamento tem a base no Muay Thai tradicional e os Instrutores são Julie Werner e Fernando Stadlmayr.
A academia é dedicada realmente a quem quer conhecer o Muay Thai tradicional.
As aulas podem ser realizadas com a finalidade de graduação na modalidade, destinadas a homens e mulheres que buscam apenas melhorar o condicionamento físico, e também para treinamentos específicos de lutadores e competidores.
Escola de Muay Thai – Thai Camp
Rua Dona Francisca 3,500, Saguaçú – Joinville – SC
Fone: (47) 99651-4989
Agora, se você quer está com o pouco tempo e prefere praticar a modalidade no conforto de casa, recomendamos esse curso online de Muay Thai para mulheres.
Ellas Muay Thai: O programa de treinos que combina movimentos de Muay Thai com exercícios intensos para queima de gordura e definição muscular. Descubra como tornar seu treino mais dinâmico, divertido e altamente eficaz .
Os treinos podem ser realizados em qualquer local e horário conveniente. Experimente a praticidade, a rapidez e a eficácia do treinamento Ellas Muay Thai (CLIQUE AQUI).
Gostou do nosso artigo? Compartilhem o nosso conteúdo em suas redes sociais e deixem as suas dúvidas em nossos comentários, teremos o prazer em respondê-las, até a próxima.
Comentários