O que é o Treinamento Funcional? Entenda como praticar na sua própria casa.
O treinamento funcional é uma atividade física bastante praticada por pessoas de diversas faixas etárias, inclusive idosos. Seja mediante aulas em grupo ou com o auxílio de um personal trainer, é um meio para se alcançar os mais diversos objetivos relacionados à saúde.
Embora existam diversas aplicações da prática no dia a dia, focando em uma melhoria da qualidade de vida, é muito comum que ela seja associada ao desejo de emagrecer ou ao fortalecimento da muscular. Isso acontece porque, de modo geral, é possível conseguir resultados relativamente rápidos e consistentes de acordo com o objetivo de cada indivíduo e conforme o seu empenho.
O que é o Treinamento Funcional?
O treinamento funcional se especializa no desenvolvimento de atividades específicas que, em tese, deveríamos dominar, como: pular, agachar, correr, girar ou empurrar, por exemplo.
Com a prática você consegue ganhar mais força, equilíbrio e flexibilidade, melhorando todo o seu condicionamento físico, seja visando ser um atleta de “ponta” ou buscando uma simples melhoria na sua qualidade de vida.
Seus diferenciais são a sua capacidade de prevenir lesões, melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular, reduzir o percentual de gordura e até mesmo auxiliar no ganho de massa muscular (embora esse não seja o foco principal dessa atividade física).
É uma atividade física considerada bastante dinâmica e que acaba se tornando uma alternativa em relação à musculação, para muitos considerada monótona.
Em Joinville/SC, o Personal Trainer Diogo Reis trabalha diariamente com o treinamento funcional. Ele ressalta a eficácia dessa atividade na busca da saúde e do bem estar, principalmente quando há uma boa orientação profissional e esteja aliada a uma alimentação saudável, o que pode gerar excelentes resultados. Confira seu perfil no Facebook e no Instagram.
Metodologia do treinamento funcional
Geralmente a presença do instrutor, do aluno e de alguns acessórios são suficientes para a realização de uma aula. É possível realizar aulas individuais ou coletivas, com duração média de uma hora.
Boa parte dos exercícios são atividades com o peso do próprio corpo. Há alguns equipamentos específicos que podem ser utilizados nas salas próprias em academias, no entanto, é possível realizar uma boa aula com poucos acessórios que o instrutor mesmo pode já possuir.
Alguns dos acessórios mais utilizados são os cones, a bola suíça, o cinto de tração, a medicine ball, o bosu, o mini trampolim , TRX e as faixas elásticas, muitos deles são bastante utilizados também na prática do Pilates. Leia nosso outro post sobre o Pilates, aqui.
As aulas não precisam ser ministradas necessariamente em uma sala de ginástica e é comum a prática de treino funcional ao ar livre, ou mesmo em casa, com um personal trainer.São preferencialmente utilizadas roupas leves próprias para ginástica e tênis.
O profissional habilitado para ministrar aulas de treinamento funcional é o Educador Físico.
Treinando em casa
A correria do dia a dia nem sempre facilita a nossa vida quanto à prática de atividades físicas. Diferentemente do que se imagina, também é possível treinar em casa, contanto que haja disciplina, cuidado e respeito aos seus próprios limites. Diversos profissionais da educação física auxiliam nesse processo. O Personal Trainer pode levar um kit de treinamento funcional para utilizar durante as aulas.
O acompanhamento presencial é sempre a maneira mais indicada de se praticar atividades físicas, porém, nem todas as pessoas conseguem ter acesso ao acompanhamento de um Personal Trainer.
Para aqueles que encontram alguma limitação de orçamento, praticar aulas em grupo pode ser uma boa alternativa.
Já para aqueles momentos em você se encontra sem tempo e sua programação diária esteja fora da rotina, você pode utilizar aplicativos e programas de treinamentos online, como uma maneira de não deixar as atividades físicas de lado.
Um programa de treinamento “homefitness”que tem cumprido esse propósito é o Freeletics, ele tem sido muito bem aceito e recomendado pelos seus usuários e pode ser baixado gratuitamente no Google Play. Há outros diversas opções disponíveis no mercado de apps para celulares como o Keeptrainer ou o My trainnig.
Diversos profissionais da educação físicas oferecem também um acompanhamento
Quais os principais benefícios do Treinamento Funcional?
Supreendentemente existem pessoas que nunca arremessaram uma bola ou mesmo pularam corda na vida. A falta de atividade física na vida cotidiana propicia o desenvolvimento de lesões decorrentes do mau condicionamento físico.
Não apenas pessoas sedentárias, como os idosos, sofrem com uma queda significativa de massa muscular com o passar dos anos, o que aumenta ainda mais o risco de lesões.
É relativamente comum vermos essas pessoas terem dificuldades para realizar tarefas mais fáceis e de baixa complexidade, como se abaixar, ou até mesmo sofrerem pequenas quedas e se machucarem.
Nesse contexto, o treinamento funcional se apresenta como uma ótima alternativa para auxiliá-las a ter uma melhor qualidade de vida e realizar suas tarefas cotidianas de maneira mais segura.
São considerados benefícios da prática:
- Aumento/Ganho de massa muscular;
- Redução do percentual geral de gordura;
- Ganho de força, equilíbrio e flexibilidade;
- Melhora do condicionamento físico como um todo;
- Prevenção de lesões;
- Auxílio de aceleração no processo de emagrecimento;
- Melhoria geral de saúde – principalmente do sistema respiratório e cardiovascular;
- Combate a transtornos psicológicos como a depressão – unicamente por ser uma prática de atividade física;
- Aprimorar a qualidade do movimento;
- Melhorar a força no core (abdômen, quadril e lombar);
- Aumentar a eficiência neuromuscular;
- Trabalho não só muscular, mas de movimento.
Por que o treinamento funcional é tão indicado e quais os cuidados que devemos tomar?
Na maior parte dos casos, a prática do treinamento funcional é indicada a todos aqueles que desejam uma melhoria da sua própria consciência corporal (propriocepção), para praticar os mais diversos movimentos com maior desenvoltura, e estejam buscando uma vida saudável.
Não é raro encontrar indicações para melhorar o condicionamento físico, recuperação de lesões, ter um corpo mais flexível ou, ainda, visando uma melhor execução de tarefas do dia a dia.
Muitas das vezes, a prática é apresentada também como uma solução para melhorar a saúde física, emagrecer e fortalecer a musculatura.
As contraindicações podem estar associadas a doenças pré-existentes ou a limitações de movimento, por exemplo. Cabe ao seu médico avaliar qual a sua condição, para a partir daí recomendar ou não a prática desse tipo de exercício.
Alguns treinos podem ser de alta intensidade, assim é preciso estar atento para:
- Possíveis lesões: não é porque o treino funcional trabalhe com o corpo todo e realize movimentos básicos que é permitido a um iniciante fazer qualquer tipo de exercício. Existem algumas atividades de impacto e de alta intensidade, e sem o devido monitoramento e orientação, é possível se lesionar.
- Difícil adaptação: dificilmente o treino funcional conseguirá ser a sua solução, principalmente se não existe força de vontade. Inicialmente não haverá resultados, mas adaptação e ganho de força. Pessoas que antes não conseguiam se movimentar livremente, passam a ter essa habilidade de volta. A adaptação pode ser difícil no início e dependerá muito do empenho do aluno.
- Nada de alta intensidade: inicialmente, é preciso evoluir de baixa para média intensidade, principalmente se você é sedentário. Parece um pouco óbvio, mas não é raro encontrar profissionais vendendo muito esforço e pouco resultado. Quando você se submete a isso, está sobrecarregando o seu coração e aumentando suas chances de desistência. A evolução deve ser gradual, conforme as suas limitações.
Já deu para perceber que existem mais prós do que contras para iniciar já o seu treino funcional! Não se esqueça de consultar seu médico antes de iniciar a prática de novas atividades físicas!
O treinamento funcional tem sido bastante procurado por diversas pessoas e auxiliado na melhoria da qualidade de vida, então, não perca tempo!
Comentários