7 Benefícios da Drenagem Linfática – Como diminuir a retenção indesejada de líquidos no seu corpo?
O que é a drenagem linfática?
A drenagem linfática tem sido muito utilizada para reduzir a retenção de líquido no organismo, como uma técnica não invasiva de estética corporal.
É uma técnica manual, durante a qual são realizados movimentos rítmicos e lentos que têm como o objetivo o aumento da velocidade do transporte da linfa, visando sua eliminação.
A linfa é um líquido rico em proteínas, glóbulos brancos, microorganismos, células mortas e também em toxinas. Seu transporte é facilitado em direção aos gânglios linfáticos, os quais são chamados de linfonodos.
Os gânglios linfáticos encontram-se principalmente na região do pescoço, axilas, virilhas e na região poplítea (atrás do joelho).
Um pouco da história
O primeiro relato sobre a drenagem linfática surgiu no ano de 1936, com Vodder, fisioterapeuta que iniciou experimentalmente a drenagem para tratar gripes, sinusites através de movimentos circulares suaves.
Em 1977, Leduc conseguiu demonstrar, através de um filme, a ação acelerante da drenagem linfática manual mediante radioscopia (aplicação de contraste).
Alguns benefícios da drenagem linfática
1) A redução do inchaço (edema) já pode ser sentida imediatamente após a realização da sessão. A drenagem linfática por apresentar um efeito sistêmico no corpo ocasiona também uma melhoria indireta, não apenas local.
2) Pode resultar na melhoria do funcionamento intestinal, já que os movimentos circulares são realizados em direção ao intestino grosso.
3) Permite também uma melhora do sistema nervoso através do efeito calmante que ela proporciona.
4) Atua sobre a musculatura esquelética, provocando relaxamento muscular.
5) No caso da celulite, a drenagem linfática por si só pode não alcançar os efeitos desejados para a sua eliminação, e depende de outros fatores, tais como: alimentação balanceada, atividade física, grau de celulite no paciente, ingestão regular de água, não fumar e o uso de anticoncepcionais. Dessa forma, quando combinada com outros hábitos mais saudáveis, contribui também para a redução da celulite. Leia mais sobre como combater a celulite, aqui.
6) Durante a gestação, os benefícios são inúmeros, por se tratar de um período de muitas alterações hormonais, que contribuem para o aumento da retenção de líquidos e para o agravamento da celulite.
7) Em cirurgias plásticas a drenagem pode ser utilizada como forma de melhorar a circulação da área e a hidratação da pele (pré-operatório). No pós-operatório, pode ser usada como forma de diminuir edemas, evitar fibroses desordenadas e melhorar a sensibilidade da pele na área afetada.
As principais indicações para a realização da drenagem linfática
– Edema tecidual (Inchaço);
– Melhorias da circulação sanguínea;
– Lipodistrofia ginoide (Celulite);
– Pré e Pós operatório de cirurgia plástica;
– Gestação, a partir do 3 mês, com liberação médica, também indicada para diminuir a retenção de líquidos.
Drenagem linfática e Massagem Modeladora são a mesma coisa?
Não. Conforme mencionamos, a drenagem linfática é uma técnica manual, durante a qual são realizados movimentos rítmicos e lentos proporcionando melhorias na redução do inchaço(edema), no funcionamento intestinal, redução da celulite, efeitos calmantes, relaxamento muscular e também evitando fibroses desordenadas em pós-operatório de cirurgias plásticas. Drenagem linfática não causa dor e nem hematomas.
A massagem modeladora por sua vez, é uma técnica manual, durante a qual são realizados alternadamente movimentos rápidos, lentos e profundos, no sentido da fibra muscular a fim de se evitar flacidez de pele. Ela visa o embelezamento do corpo, é através da estimulação muscular que ela promove a facilitação da penetração de ativos, reduzindo gorduras localizadas e consequentemente dando mais equilíbrio à estética corporal com a redução de medidas. A massagem modeladora pode causar dor, e até hematomas, devido aos movimentos serem intensos e repetitivos.
Contra indicações parciais
– Câncer diagnosticado e tratado;
– Inflamações crônicas;
– Tratamento pós trombose e pós tromboflebite;
– Hipertireoidismo;
– Asma brônquica;
– Insuficiência cardíaca congestiva.
Contra indicações absolutas
– Câncer (suspeito ou não tratado);
– Inflamações agudas;
– Trombose;
– Hipertensão arterial não controlada.
Duração e frequência
Em média cada sessão dura 1 hora, com frequência de 1 a 2 vezes na semana.
Valores
O valor estimado de cada sessão é de 70 reais, podendo sofrer variações.
Capacitação técnica
A prática de drenagem linfática deve ser realizada por um profissional qualificado que conheça a fisiologia do sistema linfático e a correta aplicação da técnica.
Fisioterapeutas são bastante solicitados para a realização de sessões de drenagem linfática. Massoterapeutas e Esteticistas também utilizam a técnica em seus atendimentos.
No início da sessão geralmente é realizada a abertura dos gânglios para o posterior direcionamento correto da linfa, portanto, verifique se o profissional a realiza.
Erros graves podem ser cometidos por profissionais que não sejam devidamente capacitados, até mesmo durante a avaliação inicial, ou ainda, no momento da aplicação da técnica, causando hematomas no paciente devido a uma pressão excessiva, por exemplo.
Importante destacar que a drenagem linfática não deve ser confundida com outras técnicas, como a massagem modeladora ou a massagem relaxante.
Certifique-se de que a pessoa que irá realizar sua sessão de drenagem tenha a devida capacitação e consulte seu médico em caso de dúvidas sobre a possibilidade de realizar uma sessão.
Curso de Drenagem Linfática Completa
Se você está interessada em executar a técnica, conheça o Curso de Drenagem Linfática Completa e seja uma referência na sua região.
Até mais.
Comentários